Os alunos de TSSMA andam a “Crescer pelo Mar”

Os alunos do curso de TSSMA, andam a aprender sobre biodiversidade, conservação dos oceanos, mas também sobre atividades marítimo-turísticas, no âmbito do projeto “Crescer pelo Mar”, promovido pela Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos (AECO)

Inspirada por uma abordagem inovadora de aprendizagem experiencial, a AECO juntou um corpo multidisciplinar de formadores, pondo-os em contacto com os alunos de TSSMA para que estes desenvolvam as suas competências pessoais e profissionais com e para o mar.

Os alunos que participam neste projeto irão beneficiar ao longo de dois anos de mais de 800 horas de formação certificada e gratuita.

Segundo Ricardo Barradas, coordenador do projeto “O grande objetivo é capacitar os alunos para o desempenho de atividades lazer, competição e profissionalizantes relacionadas com o mar, melhorando em simultâneo, competências pessoais e qualificações técnico-profissionais”

Já neste ano letivo, foi possível colocar os alunos a governar embarcações à vela e a motor, a interpretar o património cultural e ambiental.

Com atividades semanais, os próprios alunos reconhecem o carácter inovador desta formação que veio suprimir uma lacuna na formação destes.

Para o Diretor do Curso Filipe Lara, do agrupamento Pinheiro e Rosa, este projeto Crescer pelo Mar veio trazer uma componente prática muito forte dando resposta às necessidades do curso, nomeadamente a formação náutica certificada, no sentido de terem muitas horas de práticas para treinarem e se sentirem capazes de conduzir uma embarcação a motor com total segurança.

Neste projeto também vai permitir a interpretação do nosso património, contar a história da produção de ostras na região, falar de dinâmicas costeiras, saber observar e identificar as aves que nidificam na nossa ria, entre outras atividades náuticas.


Sala de formação no Centro Náutico da Praia de Faro


Comentários

Mensagens populares deste blogue

TSSMA FIZERAM HISTÓRIA FAO_LIVEX _2021

TSSMA NO SIMULACRO em ALFA PENDULAR

Alunos de Faro voltam à prevenção aquática na praia